22 de agosto de 2010

CHOQUE "elétrico" na Moenda


Buenas e me esparramo ou espalho, como queiram..
Antes de saber do resultado já tinha colocado no post lá em baixo que tinha uma música que destoava das outras. Tenho uma admiração gigante, e pública, pelo Pirisca e pelo Érlon, mas sinceramente a "música" Elétrica, pra mim, não tinha nem que estar na final do festival. E qual a minha surpresa, quando uma música, que sequer ganhou uma premiação paralela (intérprete, instrumentista, arranjo, letra, nem mesmo visual de palco ou melhor música pelo público), vence o festival!
Levei um CHOQUE... elétrico, e de 220w ainda por cima!!
Segundo um dos jurados, foi a premiação mais fácil de decidir nos festivais que ele já participou! Ã??? PASMEI!! Não entendo nada mesmo, o Juca (Moraes) que tem razão.. felizmente posso falar do meu gosto, que é bem diferente do deles (Graças a Deus) mas, por incrível que pareça, é muito semelhante ao do resto do planeta terra, já que, assim como eu, 95% das pessoas com as quais falei, e que assistiram ao festival pela TV Moenda, ficaram de queixo caído com o resultado.
Todas as outras premiações foram merecidas e muito merecidas, agora, que me perdoe o corpo de jurados (Shana Muller, Rodrigo Bauer, Zebeto Corrêa, Leandro Cachoeira e Caetano Silveira), mas o primeiro lugar foi no mínimo dos mínimos, questionável!
Tinham várias músicas que se levassem o caneco pra casa seria muito justo e coerente..Violas do Sul do Brasil (melhor música escolhida pela galera); Geografia da Insônia (o que certamente muitos tiveram...); (já que o resultado foi simplesmente...) De Arrepiar a Alma; A Lágrima do Palhaço (como a maioria se sentiu) (Intérprete e visual de palco); Cabeça (o que, definitivamente, faltou) (letra e instrumentista); Moleque (ou seria (mos) guri (s) ?) e Escritos no Muro Flutuante (será que tava?) (Arranjo).
Mas... a roda dos festivais gira e semana que vem tem mais!
Parabéns Pirisca, Érlon e toda a banda, o troféu tá na estante é só correr pro abraço! Certeza do show do Buenas no ano que vem, e esse, podem ficar tranquilos que é de primeira qualidade, eu assino embaixo!

Vai aqui pra vocês o resultado...

1º Lugar
Elétrica
Letra e música de Érlon Péricles
Intérpretes - Pirisca Grecco e Érlon Péricles

2º Lugar
Cabeça
Letra de Vinicius Brum
Música de Tuny Brum
Intérprete Vinícius Brum

Melhor Música segundo a opinião do público
Violas do Sul do Brasil
Letra e música Chico Saga e Mário Tressoldi
Interpretação do Grupo Chão de Areia

Melhor Arranjo
Escritos no Muro Flutuante

Melhor Letra
Cabeça

Melhor Instrumentista
Texo Cabral

Melhor Intérprete
Babi Jaques

Melhor Visual de Palco
A Lágrima do Palhaço

Abraço..e bom mate!

13 comentários:

  1. Uma "lastima" a premiação do primeiro lugar, que me desculpem os guris de quem sou fã e estou aguardando o show deles no sabado aqui em Santa Cruz, eles fizeram o trabalho deles os jurados é que cometeram a barbaridade de dar o premio de 1º lugar para a música que não levou nem um premio paralelo, em que mesmo que ela se destacou?

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline ! Quero deixar um abraço a vc e seu marido Robledo que como sempre, fez um belo trabalho. Fiquei no camarim os ouvindo ensaiar e achei uma musica muito bonita, de respeito, assim como, todas que se apresentaram na Moenda.
    Não nego ter ficado triste com algumas declarações, porque assim como vc posso ser supeita ao declarar minha opinião, mas, descuple a sinceridade, temos que ter o mínimo de cuidado ao se falar de algo que não temos tanto conhecimento,que é como se faz uma letra e uma música e tampouco somos aptas a sentar em uma mesa de júri(graças a Deus), porque assim poderíam suspeitar de "panelagem".
    Mas é isso, quero deixar meus parabéns a todos os músicos que de diversos lugares do Brasil vieram se apresentar na Moenda!
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  3. Gra, eu tambem faço músicas, convivo com "fás" e "sóis" assim como tu, porque o Robledo além de cantar e compor faz faculdade de música, e me acho com todo o direito de falar, assim com o Jairo Reis e vários outros que se manifestaram. Sou crítica ao extremo e o meu próprimo marido fica uma fera comigo quando digo que uma música dele não é boa, mas sou sempre pelo justo. Sou fã do Érlon e do Pirisca e o resultado não muda a minha admiração por eles..mas respeito a tua opinião enquanto esposa (tambem ficaria triste se fosse comigo)..
    Beijo pra ti!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo...aqui tu podes te identificar...as opiniões são sempre bem vindas de cara limpa como a minha e a da Gra. Os comentários não foram maldosos, não ofendi ninguem, simplesmente dei a minha opinião, já que até onde eu sei, sou livre pra expressar minhas opiniões, censura comigo não tem vez. Assim como o que aconteceu ontem, meu marido e vários amigos, tambem já ganharam sem merecer (já que não são eles que escolhem as vencedoras) e não pensa tu que eu não falei que achava que a outra merecia ganhar. São coisas de festival..e que bom que divergimos..o que seria do azul se todos gostassem do amarelo, né?

    ResponderExcluir
  5. Aline..assim como vc há músicas que me agradam mais do que outras que o Érlon faça ou que outros tantos artistas que admiro façam. Mas a questão que me chateou foi suposições que não cabe ao caso, um tanto maldosas (foi a impressão que tive). Não costumo me manifestar sobre críticas pq sei que sempre vai existir, e que obviamente faz parte! Mas nesse caso achei importante..
    Enfim, que bom podermos falar sobre isso, e que possamos sempre aprender com as vitórias e derrotas!
    Graciela.
    Um abraço..

    ResponderExcluir
  6. Pois é minha amiga, veja como são as coisas...
    Esse lamentável fato ocorrido ontem à noite na final da Moenda talvez seja um dos motivos pelos quais o RS não consegue expandir sua música regional e firmar um espaço admirável país a fora.
    Respeito é bom e todo mundo gosta! Começa em casa!
    As chamadas "panelas" são excelentes para empilhar troféus e degradar a imagem dos nossos festivais. Mas vale lembrar que quantidade não é sinônimo de qualidade...
    Bueno, deixo aqui o registro da minha decepção enquanto amante da música NATIVISTA e o apelo para uma sincera reflexão e RESPEITO aos festivais e, em especial, aos músicos (sérios e de caráter)que protagonizam nossa cultura através da arte. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Eu vou aos festivais com meu marido há mais de 10 anos e nunca ouvi falar dessa tal de Aline, que de uma hora pra outra se intitulou a maior conhecedora da música nativista. Por favor, essa mulher só deve conhecer cavalo por fotografia..não tem o menor respaldo para dar opniões sobre qualquer corpo de jurados..Quanto tempo faz que você convive com a nossa cultura, mocinha? Cresça e pare de fingir que conhece alguma coisa só pq seu maridinho canta..

    ResponderExcluir
  8. Estive presente no festival,e sou fã da Moenda exatamente pela diversidade musical e cultural q representa.Expressar opinião é um direito, assim como criticar com embasamento e respeito.
    Parabéns a todos que estiveram naquele palco dando sempre o melhor de si. Alguns entendem, outros não...

    ResponderExcluir
  9. Bueno...
    Primeiro que não tem nem porque se referirem ao Robledo, o Blogue é meu e não dele, caso queiram visitar o dele é www.robledomartins.com.br, ali é ele quem escreve. Aqui, é comigo, e quem não gostar dos meus comentários, sinta-se a vontade em não visitar o blogue, ja que temos vários outros na mesma linha. Mas já que citaram o nome dele, a verdade dele é tão grande que o respeito que os autores tem pelo talento dele transcende as divergências de ponto de vista.
    É facinho aparecer aqui anônimo e atirar pra todos os lados. Até porque pessoas sem personalidade é que fazem isso..e várias vezes já que ip do computador fica gravado.
    Eu encerro o debate por aqui..cada um tem a sua opinião. Simplesmente dei a minha, que a mesma de muita gente que não se pronuncia. Quem acompanha os festivais como o iran, a giorgia, a gaciela, le silveira, cassiano soares e tem suas opiniões tem o meu respeito. Só não aceito falta de respeito nem comigo muito menos com o Robledo que nem abriu a boca. Portanto, todos os comentário anônimos e desrespeitosos serão excluídos. Quem quiser manter o nivel de edbate, mostrando a cara, o blogue tá aberto.

    ResponderExcluir
  10. Ola, não gosto de ficar polemizando ainda mais quando o assunto ja ta passado, mas acho que os comentarios feitos aqui, tanto pela Aline como pelos outros que comentaram o resultado do festival em nenhum momento quiseram atacar o agredir o autor ou os musicos que participaram da musica vencedora, até porque a Aline e eu também registramos nossa admiração pelos artistas, e eu aguardo com muita espectativa como sempre o show do Buenas aqui em Santa Cruz no proximo sabado que com certeza vai agradar nosso público, sou fã confesso do Pirisca que acho um grande interprete um dos melhores que temos no estado. Agora uma Musica que não leva nenhum premio paralelo, se destacou mesmo em que para ganhar a premiação principal?

    ResponderExcluir
  11. Paulo Ricardo Vieira, Guaíba, p.r.1975@hotmail.com
    Bueno quando a discussão chega ao pessoal ela perde um pouco da razão.
    Certamente a musica agrada a uns e desagrada outros desde que o mundo é mundo.
    Mas contra fatos não ha argumentos, se não vejamos, se alguém tiver paciência é só revisar os júris dos citados e ver em quantos repetiu-se a premiação e o descontentamento.
    A culpa não é dos músicos, mas sim de uma estrutura mercantilista e falimentar que esta responsável pela organização dos festivais.
    A uma troca constante de premiados e “premiadores”... é só olhar o festival de palmeira das missões, Jaguari e certamente a estância de são Gabriel, agora no começo da semana.
    É o famoso “te troco” de passar em triagem e de premiar.
    Isto é assunto corrente em quem participa dos festivais.
    Quando divulga a comissão julgadora já se sabe de quem serão as musicas participantes. E quem disser ao contrário ou não participa dos festivais ou não quer enxergar este limbo que estamos entrando.
    Se as comissões organizadoras das CIDADES, não tomarem uma atitude firme, os festivais continuarão sendo uma troca de favores!! Deixando de lado o que mais importa que é a cultura, seja de raiz ou de diversidade,e que esta sendo perdida gradativamente junto com a credibilidade e isenção destes eventos.
    Deus queira que este debate sirva para uma troca de rumos, e que este "atalho", volte a ser estrada, que a musica e a cultura suplantem os te trocos e as ajudas de custo.
    Abraço e suscesso a todos.

    ResponderExcluir
  12. Em tempo de correção:
    Sucesso não ten SC...
    Em tempo de reflexão:
    Não que não mereça, mas nos ultimos 4 festivais julgados por componentes da mesa da moenda o vencedor foi o mesmo!!!!

    ResponderExcluir
  13. Voltando só para dizer o que o não disse no comentario anterior que na verdade era o que eu queria comentar, achei desproporcional os ataques pessoais feitos a Aline, acho que todos tem o direito e até o dever de comentar, debater os assuntos pertinentes a cultura e aos festivais o que não cabe é ataques pessoais como os feitos a pessoa da Aline e por certo feitos por quem não a comhece.

    ResponderExcluir